Como Nasceu o Claro

O Movimento Claro surgiu da iniciativa de três amigas unidas pelo respeito pela Natureza e pela paixão pelo Mar.

O projeto nasceu de uma pequena ação de sensibilização ambiental — aparentemente simples, mas com um impacto significativo — que chamou a atenção para o problema do plástico descartável nos oceanos.

Inspirado numa campanha de surfistas em Cornwall, Inglaterra, que mobilizou a comunidade contra o uso de palhinhas de plástico descartável, o Movimento Claro inseriu-se nesta tendência global de consciencialização sobre os riscos deste material para os ecossistemas marinhos.

De Movimento a Associação

O sucesso da iniciativa levou à criação da Associação Juvenil Claro, oficialmente fundada em junho de 2018 em Cascais.

Desde então, o nosso trabalho tem-se expandido através de ações de sensibilização, educação ambiental e projetos de impacto local, sempre com o objetivo de promover uma relação mais responsável com o oceano.

A Nossa Atuação

A Associação Claro atua em várias frentes:

  • Educação Ambiental em escolas, para inspirar as novas gerações a proteger o ambiente;
  • Eventos e atividades junto do público em geral e em parceria com empresas;
  • Colaboração com entidades públicas, como a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, no desenvolvimento de projetos ambientais e comunitários.

A Nossa Missão

Promover a consciência ambiental e reduzir o impacto do plástico descartável, envolvendo a comunidade em ações práticas e impactantes que ajudam a proteger o oceano e inspirar mudança.

A Equipa

Carolina Gonçalves

Co-Fundadora e a "Relações Públicas" do Claro

A Carolina é advogada, Cristiano Ronaldo em todos os desportos e completamente workaholic - basicamente, um ser humano com um bug na programação que a impede de parar. Se houvesse um campeonato mundial de produtividade ela já teria dez Bolas de Ouro!

Teresa Vale

Co-Fundadora e Coordenadora dos Projetos "Mergulha por Cascais" e "ReciClaro"

A Teresa (também conhecida por Panda), adora filmes da Disney e estes proporcionaram-lhe uma perspetiva totalmente irrealista do número de animais que uma pessoa pode ter... Atualmente ela é líder de uma matilha de 5 cães de raças diferentes.
Ao mesmo tempo consegue ser bióloga e instrutora de mergulho!

Inês Pereira

Coordenadora de Voluntários e Team Buildings

Bióloga marinha de coração, a Inês foca o seu percurso académico nas pescas sustentáveis, dedicando-se a compreender como tornar esta relação entre o mar e as pessoas mais harmoniosa.

Acredita que proteger o mar começa por compreender quem dele depende — e faz disso a sua missão. Fora do trabalho, é apaixonada por cozinhar (e comer), e descobriu na fotografia — dentro e fora de água — uma forma de capturar a beleza e a calma do oceano. Adora viajar, dançar e tem nos short comedy shows a forma perfeita de recarregar energias.

Mariana Rocha Assis

Fundadora da Escola Social de Skate e Social Media Manager

A Mariana vive entre pranchas, skates e... hortas
Campeã mundial de surfskate, surfista profissional e uma das grandes referências do desporto em Portugal, acredita que a vida é melhor passada ao ar livre (de preferência com areia nos pés e vento na cara).
Quando não está a ensinar skate na Escola Social ou a criar conteúdos, podes encontrá-la a cuidar da sua horta ou a gerir um hotel no Sri Lanka (sim, é uma mulher de muitos talentos).
Empreendedora nata e amante da natureza, a Mariana acredita que o desporto é uma poderosa ferramenta de inclusão — e prova isso todos os dias com o seu entusiasmo contagiante.